Tecnologias

Utilização de Mídias na Educação


As mídias na educação são programas de extensão criado pelo governo como ação continuada na formação de professores.

Os cursos fornecidos pelo e-proinfo e denominados aprendendo e ensinando com as Tics (Tecnologias da Informação) vem de encontro com as necessidades do ágil mundo globalizado, atuando como agente de inovação no processo de ensino aprendizagem no uso das novas tecnologias, promovendo o desenvolvimento e pesquisa na escolas públicas.

As escolas por sua vez vem buscando se atualizar para uso didático dessas tecnologias, visando melhor qualidade de ensino e criar vínculos entre alunos e as mídias disponíveis modernizando o processo ensino aprendizagem.

A educação brasileira está passando por uma nova era pós-internet e procura se adequar com a realidade.


Páginas

sábado, 29 de maio de 2010

PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM INTERNET

PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM INTERNET






A primeira regra de qualquer tecnologia utilizada nos negócios é que a automação aplicada a uma operação eficiente aumentará a eficiência. A segunda é que a automação aplicada a uma operação ineficiente aumentará a ineficiência.

Bill Gates

http://www.pensador.info/autor/Bill_Gates/



PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM INTERNET

CONSTRUÇÃO DE UM BLOG

JUSTIFICATIVA



A justificativa pelo tema partiu da necessidade que os cursistas sentiram em conhecer uma modalidade que se apresenta como hegemônica em relação às demais.

Com a multiplicidade de opções que se apresenta: flog, blog, orkut, youtube... É imprescindível que o educador que queira manter um diálogo efetivo com seus alunos esteja aberto e disposto a “Aprender a aprender”. Do contrário perderá o “Trem da história”.



CONCEITO

Um blog (contração do termo "Web log"), também chamado de blogue em Portugal, é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou "posts". Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.

Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog







OBJETIVOS:

• Conhecer a ferramenta Blog.

• Propor a construção de um blog para os alunos.

• Construir um blog.

• Postar atividades relevantes executadas na unidade escolar com sugestões de sites visitados e utilizados frequentemente.



Recursos Humanos

• Alunos

• Equipe escolar.



Recursos Materiais

• Pcs

• Filmadora

• Câmera



Estratégias metodológicas

A partir do cronograma para o uso do laboratório de Informática Educacional. O dinamizador juntamente com professores, equipe pedagógica e alunos farão o planejamento e seleção dos conteúdos que serão trabalhados e postados posteriormente.

No caso da escola em que trabalhamos é importante ter um olhar sensível no sentido de que todos os alunos possam participar, pois a mesma oferece ensino de 1º ao 5º ano.



Conclusão

Ao realizar atividades como essa se percebe que só haverá de fato uma aprendizagem significativa se todos os partícipes se sentirem parte integrante do grupo.

Muitas vezes ao tratar de tecnologia parece ficar implícito que aprendizado deve se restringir tão somente a aspectos palpáveis, no entanto, quando há envolvimento por parte do todos observa que o currículo oculto se sobressai possibilitando uma visão mais abrangente do todo.

Referencias da Atividade

Endereços Eletrônicos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog

http://www.pensador.info/autor/Bill_Gates/

Nenhum comentário:

Postar um comentário